Pesquisar nesta mnemônica

Translate

Print Friendly Version of this pagePrint Get a PDF version of this webpagePDF

28 de set de 2011

Uma grande série sobre Curitiba 38


Do "Romeu & Julieta" ao "Azulão"


Por: Coré-Etuba M. da Luz
[23/8/11]



Pode crê irmão [...] durante dois dias, em 1976, operaram ônibus Romeu & Julieta em Curitiba.

Conhece esse tipo de busão? É o pai do articulado. 

Ônibus Romeu e Julieta- Rio de Janeiro-RJ
Um reboque, que só era acrescentado no horário de pico. Essa era a vantagem. A desvantagem é que precisava de um segundo cobrador, obviamente. Aqui não foi aprovado, só durou dois dias, como já disse.

Ônibus Romeu e Julieta
 Porto Alegre-RS




Mas Porto Alegre e Rio de Janeiro tiveram dezenas deles, e circularam muitos anos. Mando uma foto de cada cidade. 







Viu? Curitiba já teve Romeu & Julieta. Busologia é cultura. 

..............

Falar em ônibus, [escrevo um texto] agora mesmo sobre o transporte de Curitiba. Relato o dia que inauguraram os bi-articulados azuis. E quebrando a regra nesse dia eu tava com máquina e registrei algo, que é meu assunto. [...] 

Deus proverá 
_________________________________________________________________________


Eu Sou o Pioneiro

Por: Coré-Etuba M. da Luz


Boa noite.
Estava mexendo no computador e achei uma foto que tirei um tempo atrás, mas arquivei sem enviar. Bem, o faço agora.

Ligeirão Azulão- Neobus Volvo- Curitiba
É o o dia em que começaram a operar os ligerões azuis em nossa cidade.
Neobus Volvo, pra quem sabe o que isso significa.

O detalhe curioso é que um deles, o GE710 (na imagem no ponto final do Terminal Boqueirão, Zona Sul), está rodando sem placas. Isso nunca ocorreu em Curitiba. Os ônibus aqui simplesmente não circulam sem estarem emplacados. Em outras cidades é permitido, com uma licença especial no pára-brisas. Mas aqui não. Tanto que os outros nove irmãos dele, que começaram a operar no mesmo dia, já estavam emplacados - dou exemplo do GE707. Talvez com esse houve algum problema técnico, e resolveram soltar assim mesmo.


Como sempre, toda vez que há uma novidade no transporte coletivo vou no primeiro dia testar. Com os busões azuis não foi diferente. 
Em suas primeiras horas na pista, e eu estava lá.

Filma o bichão aí (empresa Cidade Sorriso/ consórcio Pioneiro) ainda sem placas. E eu já havia pego.

Voltando à questão dele rodar sem placa, houve uma situação inédita aqui em Curitiba. E eu presenciei, andei e registrei, e agora compartilho com vocês pra ficar na eternidade.

Ligeirão em seu primeiro dia, odômetro zerado, sem estar pichado, e ainda sem placas. Mas pra mim já tá velho.

Já vi, vim, e venci. Assim como o azulão, também Eu Sou Pioneiro do transporte curitibano.

Eu Sou o que o Criador É.
Esteja sempre em paz.

"Deus proverá"

Um comentário:

  1. Anônimo9/4/13

    Eu me lembro deste oninus na rua Volutarios da Patria, centro de Porto Alegre.

    ResponderExcluir

PARE, PENSE, TOQUE E, SE NECESSÁRIO, COMENTE!
Obs: Haverá MODERAÇÃO do seu comentário!