Pesquisar nesta mnemônica

Translate

Print Friendly Version of this pagePrint Get a PDF version of this webpagePDF

2 de nov de 2011

Uma grande série sobre Curitiba 41

Mais um dia, mais uma mentira: bem-vindo a Curitiba!

Por: Coré-Etuba M. da Luz
[02/11/11]

Bom dia.

Vejam a triste cena que está ocorrendo no bairro do Juvevê, Zona Norte de Curitiba:

Meses atrás um vendaval destruiu a cobertura desse ponto de ônibus. E ninguém da prefeitura vem consertar, simplesmente porque ninguém da prefeitura se importa se seus cidadãos estão tomando sol e chuva pra poderem ir trabalhar.


Curitiba-Juvevê-Zona Norte

Isso já seria bem ruim, mas fica ainda pior: a propaganda no ponto está sendo trocada regularmente. Ou seja, a prefeitura tem pleno conhecimento de que o ponto está sem cobertura, mais, envia com regularidade pessoas que trocam a propaganda, semanal ou quinzenalmente, mas não envia ninguém pra recolocar a cobertura.

Se é terceirizada a empresa que explora a publicidade, não faz qualquer diferença. Por contrato então ela tem que manter os pontos cobertos, essa é a precondição pra poder explorar publicidade. E pra nós cidadãos isso não interessa. Votamos e pagamos impostos pro poder público. Se a prefeitura privatiza serviços, a responsabilidade ainda é dela, prefeitura. A desculpa que “é uma empresa terceirizada” simplesmente não se aplica.

Então isso está gerando uma situação totalmente imoral, por parte dessa corporação e por parte da prefeitura. Eles não se importam. A publicidade eles exploram. Estão de olho nos consumidores. Compre o que está sendo anunciado aqui. Querem os consumidores. Usuários de ônibus pra eles não passam de lixo, um estorvo que atrapalha os que dirigem. Esses últimos, os que andam de carro, esses sim consomem, então são os verdadeiros cidadãos de Curitiba.

Nos EUA você só é cidadão se consome. Comprar coisas inúteis por lá é um dever patriótico, como o presidente Bush Junior bem colocou em uma recessão: “tire férias, vá a Disney, faça a economia girar”. Pelo visto em Curitiba a mesma lógica está se aplicando.

A corporação que explora os pontos de ônibus em nossa cidade é a estadunidense 'Clear Channel', uma gigante das comunicações lá do Império do Mal. Eles tem centenas de emissoras de rádio nos EUA, somente na capital Washington eles tem 3 exclusivamente voltadas ao público negro (que é maioria no município de Washington, o distrito Federal deles). A 'Clear Channel' é uma das maiores financiadoras das campanhas de políticos, tanto de Bush quanto de Obama. Obviamente eles financiam os dois partidos, aí nunca perdem uma eleição.

Então nada mais natural que estejam aplicando em Curitiba a lógica estadunidense: se tem dinheiro, é bem-vindo a essa cidade. Se não tem, fique ensopado na chuva ou torrado no sol. Você não consome, logo não existe. No mínimo consome menos, tem menos direitos. Terá mais direitos conforme gastar mais.

Casa Grande & Senzala. A elite continua branca, a única vantagem é que uma massa de brancos pobres adentrou a senzala dos que não tem direitos, porque não tem dinheiro. “Todos são iguais perante a lei”? Iluminismo? Declaração dos Direitos Universais do Homem e da Mulher? Democracia? Esqueça tudo isso. São uma lavagem cerebral pra manter a massa ocupada. Em Curitiba, você vale o quanto pode comprar de seus direitos.

Por ironia do destino, mas não por acaso – já que esse não existe nas Exatas e Supremas Leis que governam o Universo – justamente nesse dia que tirei a foto há uma propaganda de táxi no ponto de ônibus que não tem cobertura. A mensagem é claríssima: seja egoísta, chame um táxi em casa (por isso o telefone em destaque), vá sozinho a seu destino. Alguns ainda tentam ser cidadãos de verdade e ir de ônibus, que é o melhor pro meio ambiente, mas ao obrigar as pessoas a ficarem no temporal parece que a prefeitura e os capitalistas querem mesmo quebrar esse último foco de resistência.

…................

É muita hipocrisia. É 100% Curitiba, a cidade “mais sustentável”, com transporte coletivo “mundialmente famoso”, “maior ônibus do mundo” e essa lavagem cerebral toda que bem conhecem.

Mais um dia, mais uma mentira. Isso é Curitiba. E a vida vai continuando.......


Paz a toda humanidade.

“Deus proverá”

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PARE, PENSE, TOQUE E, SE NECESSÁRIO, COMENTE!
Obs: Haverá MODERAÇÃO do seu comentário!