Pesquisar nesta mnemônica

Translate

Print Friendly Version of this pagePrint Get a PDF version of this webpagePDF

18 de ago de 2012

Curitiba: site da URBS sobre itinerários de ônibus é o pior do mundo!

Por André Luiz Aguiar


A URBS TEM O PIOR SITE DE ITINERÁRIOS DE ÔNIBUS DO MUNDO!


Para aqueles que são usuários do transporte coletivo na cidade de Curitiba não é novidade que o sistema está fadado ao fracasso. Não se tem a quantidade de ônibus suficiente, muitas vezes lotado  ainda mais em horário de pico ; falta de terminais em certas regiões (buracos/vazios onde não se tem acesso fácil); falta de integração temporal; tubos sobrelotados e apertados, muitos desses tubos inacessíveis para deficientes e alguns em péssimas condições higiênicas e de uso; privilégios para o transporte automotor individual, enfim...

Os problemas referidos não são novos para os que têm de usar o transporte coletivo em Curitiba. Além do que, muitas vezes a propaganda que Curitiba leva para fora, para o mundo, é mentirosa, uma vez que não mostra os reais problemas que temos. Mas, infelizmente, muitos dão mais crédito no marketing do que para a realidade (inclusive muitos usuários!).

Passando tais imbróglios, temos um outro problema que se relaciona com o transporte coletivo de Curitiba. Esse problema cham-se: URBS (Urbanização de Curitiba S/A.).

Não vou comentar os problemas que já foram ditos nesse blog, como a questão da licitação dos ônibus, ou mesmo sobre a formação do grupo acionário dessa S/A, ou então a necessidade de se criar  às pressas  a SETRAN - Secretaria Municipal de Trânsito, pela Lei Municipal n° 13.877 de 24/11/2011, com intuito de se suprir algo que veio por meio da Ação Direta de Inconstitucionalidade n.º 52764-2. Quero me referir a algo mais simples e que uma criança resolveria com os programas mais básicos que se tem da tecnologia da informática.

Qual usuário de transporte coletivo que nunca se viu com a necessidade de saber quais ônibus passam em certas ruas? Quem nunca quis saber se, caso estivesse na rua "x" e quisesse chegar na "y", quais os melhores ônibus e quantos poderiam te levar até lá?

Muitas pessoas precisam dessa informação. Pessoas mudam de emprego, mudam de casa, compram, vendem, etc, isto é, nos locomovemos. E grande parte da população de Curitiba o faz por meio do transporte coletivo.

Porém, a URBS oferece o pior site sobre itinerários que existe no mundo. Alguém poderia falar, nesse momento, que eu não vi nem conheci todos os sites do mundo. Sim é verdade. Todavia, eu me permito usar o argumento do absurdo, sobretudo com uma Cidade que exala ser a melhor de todas e que afirma ter o modelo de transporte coletivo para o mundo. Então, como a Cidade (marqueteiros/políticos mal-intencionados) usa o argumento do absurdo, eu também o faço. E repito: Curitiba tem o pior site sobre itinerários de ônibus do mundo.

Ressalto que amo Curitiba e vivo aqui desde petiz, mas não concordo com desmandos nem engodos ou adulações desmesuradas.

Vou tentar demonstrar os problemas do site da URBS para vocês entenderem.

Vamos ao site da URBS (e olha que eles criaram, recentemente, uma nova roupagem para ele): 
Site inicial da URBS, usando o navegador Chrome.
Notem que uso o navegador do Google, o Chrome (adiante explico o por quê). Em seguida, clico em "TRANSPORTES" e depois em "ITINERÁRIOS".

Site inicial da URBS, usando
o navegador Chrome.
Clicando em "Transportes"
e "Itinerários".
Site da URBS, usando
o navegador Chrome.
Busca de Itinerários.
Percebam que eu destaquei a foto(esq.) com uma seta feita num dos programas mais primários que se têm instalado nos computadores: o "Paint" (explico na sequência).

Após clicar em "Itinerários", eis que temos essa miséria de site e com conteúdos informacionais da pior espécie.

A chamada do site, na foto à direita, parece até inspiradora e motivacional, mas tudo como que sabendo que adiante vamos nos irritar com eles: 

"BEM-VINDO AO SISTEMA DE BUSCA DE ITINERÁRIOS DO TRANSPORTE COLETIVO DE CURITIBA"


Adiante, clico em "Consultar Linhas", para no caso de querer saber quais ônibus existem e em quais locais eles passam, ou seja, quais ruas da Cidade eles percorrem.

Site da URBS, usando o navegador Chrome. "Consultar linhas".

Mas o sofrimento começa aí. Aparecerá a tela da cidade de Curitiba e os municípios limítrofes.

Site da URBS, usando o navegador Chrome.
"Consultar linhas".

Agora você escolhe qual ônibus quer pegar. Eu escolhi o Interbairros III. Dessa forma, o sistema deve retornar os locais, ruas, por onde ele passará.

Nesse momento é que existe o motivo de eu ter referido que usei o navegador Chrome, pois, a partir desse instante, o site não funcionará mais. E não diga que é questão de módulo de extensão desatualizado ou demais plugins. Já fiz tudo e mais um pouco, já instalei tudo. Relembre que o Google Chrome tem sido um dos navegadores mais utilizados no mundo, portanto deveria o site da URBS estar compatível. 

Obs
: esses problemas também ocorrem no Mozilla Firefox. 

Site da URBS, usando o
navegador Explorer.
Consultando linha
Interbairros III
Assim, vou para o navegador da Microsoft, Internet Explorer  uma vez que este funciona para o tal site –, para ver por onde passa o tal ônibus.

No campo superior direito (foto à destra) temos a lista de "linhas" que circulam por Curitiba e, abaixo, na mesma imagem, as "Ruas por onde passa esta linha" que você selecionou. No caso, o  Interbairros III , cuja trajetória maior se dá na região Leste de Curitiba.

Imagino sair com este ônibus do Terminal do Capão Raso e ir para a rua João Barbosa de Almeida, no bairro do Xaxim. 

É informado pelo site da URBS que o ônibus selecionado passa pelas seguintes ruas:


Site da URBS, usando o navegador
Explorer. Consultando linha
Interbairros III, saindo do Terminal do
Capão Raso em direção ao Terminal
do Carmo, para chegar ao destino
escolhido:
Rua João Barbosa de Almeida, Xaxim
Conforme o recorte que fiz no site, para ficar mais visível (foto à esquerda), notem que quando o Interbairros III sai do Terminal do Capão Raso, passa por oito ruas até cruzar a Rodovia BR-116 (agora nominada de Linha Verde). Chegando nessa intersecção, o site da URBS informa que ele entra na Rua Omar Raymundo Picheth, depois na Rua Professora Emma Carvalho dos Santos e, em seguida, na Rua Waldemar Loureiro Campos, portanto próximo ao destino requerido: Rua João Barbosa de Almeida, Xaxim. 

O site é tão péssimo em sua qualidade que se por um acaso eu aproximar, dar mais zoom numa rua acima referida, o sistema vai demorar, demorar, e muitas vezes travar, dando erro na página... ao ponto de nos levar a fechar e tentar abrir novamente o tal mapa e começar tudo de novo, seguindo os mesmos passos conforme eu disse acima. 
Para sair dessa, eu vou vendo por onde passa o ônibus e, concomitantemente, deixo aberto o Google Mapas e vou seguindo com o nome das ruas para ver por onde transita o bendito veículo.

Mas para piorar ainda mais a situação, o site de itinerários da URBS dá conta que o Interbairros III  tem de entrar na Rua Omar Raymundo Picheth para que chegue ao seu destino, que saindo do Terminal do Capão Raso será o Terminal do Carmo. 

Todavia, é impossível que o ônibus faça isso. Só se o motorista estiver num dia em que ele queira encher de pontos sua carteira de habilitação por transitar na contra-mão. Isso mesmo, o site da URBS, se fosse para ser seguido, encaminharia o ônibus para a contra-mão da via. É só pegar esse ônibus e conferir; caso não possa, vá no Google Mapas e veja pelo Google Street View e note que a rua não vai para a direção que o site da URBS está indicando.

O que ocorre na realidade é que o Interbairros III não vai por essa rua acima dita após passar pela BR-116, mas sim vai pela Rua Barão de Santo Ângelo, isto é, uma rua paralela.

E por acaso você viu se existia esse nome de rua no trajeto que o site da URBS indicava? Não? Nem eu e nem ninguém. Não existe. 

O site de itinerários está desatualizado e é um atraso tecnológico  para não ser deselegante e falar outra coisa. Sem contar que deve haver outros erros mais grotescos por toda a Capital paranaense. Sem mencionar os problemas que esse site tem, também, em relação à procura pelo "localizar endereço", os quais prefiro nem comentar, tamanha a precariedade e cansaço que esse site da URBS me dá.

Friso que isso ocorre na Capital do Estado, Curitiba, onde em 2014 teremos a Copa do Mundo. Por onde circularão pessoas de todo o mundo e que ficarão tão perdidos quanto nós.

Site da URBS, usando o
navegador Explorer.
O "Fale conosco em caso
de dúvida
" não funcion
a.
E nem adianta ligar para o 156 da Prefeitura e questionar o pessoal do telemarketing, pois eles estão adstritos a este site HORRÍVEL da URBS. Nem mesmo direcionar para o "Click aqui" para casos de dúvidas; este também não funciona. Vai dar nisso aqui: "The page cannot be displayed".


O site é tão vil, infame, e de péssima qualidade que acredito que qualquer criança possa fazer no programa "Paint" um serviço melhor do que este da URBS, apenas utilizando o Google Mapas, cujo recurso do "Como chegar" de um ponto a outro é muito bom. Notem que há a possibilidade de escolher se deslocar de carro, de transporte público e a pé. 


Não custa fazer uma parceria, convênio, acordo, sei lá mais o que para usar desse benefício tecnológico (isto é, usar o "como chegar" de "transporte público" do Google Mapas) que tanto ajuda. 

Ah esqueci... isso pode não dar vagas, cargos e nem mesmo votos...!

Por essas e outras é que uma cidade pára no tempo e não desenvolve a bem da população, pois busca interesses escusos e que beneficiam a minoria. 
Chega disso. Políticos e administradores, atentem para a Cidade, para a res publica e façam algo no mínimo inteligente, pois recursos existem e não são poucos!
Para encerrar, vou demonstrar como se tivera a pequenez exigida para tal "labuta" tecnológica, fazendo-o para a mesma linha de ônibus que tomei de exemplo. 

E deixando, por fim, a dica para os sapientes da URBS e da Prefeitura de Curitiba. Não custa pensar e começar a fazer, os recursos estão aí e está uma vergonha isso que vocês nos oferecem   não sem verbas da população. Portanto: façam alguma coisa.

Usando o Google Mapas com o "Paint" para informar a direção e o
itinerário do  transporte coletivo de Curitiba.
Imagem se refere ao verdadeiro caminho que o Interbairros III faz saindo do
Terminal do Capão Raso e indo para o Terminal do Carmo,
diferente do que o site da URBS informa.


____________________________________________

Para quem tiver interesse em ouvir a resposta da URBS quanto ao problema, veja neste link, no site da Band News FM Curitiba,a minha entrevista e do gestor da URBS Vilson Kimmel, tentando explicar o problema.






Site de itinerários da Urbs não funciona

Usuários do transporte coletivo reclamam que o site da URBS que mostra os itinerários dos ônibus não funciona corretamente. O objetivo do mecanismo é orientar e tirar dúvidas dos passageiros sobre quais linhas de ônibus passam em determinadas ruas. Mas muitas vezes não é isso que ocorre. Depois de, por várias vezes, não conseguir utilizar o sistema, o advogado André Luiz Aguiar fez uma pesquisa sobre o site. Ele conta que encontrou várias falhas.
Segundo ele, o problema acontece independentemente do navegador que é utilizado.A ideia de relatar essa situação surgiu depois que o advogado precisou consultar o site, mas acabou ficando na mão.
O gestor da área tecnologia de informação da URBS Vilson Kimmel, diz que tem conhecimento dos problemas do site e que o sistema será reformulado.
Ainda não há uma data definida de quando o novo sistema vai começar a funcionar.

Comentários

  1. Felipe diz:
    Souu estudante e nunca funcionou com mais de 6 anos tentando periodicamente
  2. Sistema antigo, com linguagem bem defasada. Funciona em navegadores Internet Explorer 6.0 ou INFERIOR, de preferência no Win XP. É coisa de 2001, 2002. Algo assim. Em navegadores como Chrome nem adianta tentar pesquisar algo ai.
  3. jose arruda diz:
    Já faz anos que esse site não funciona, mais de um prefeito já passou sua gestão inteira se arrumar esse site podre. Dizem que Curitiba é de 1 mundo, que é turistica, etc, mas nem turista, nem a população tem como saber exatamente onde e quando passam os seus ônibus.

3 comentários:

  1. Vinicius21/8/12

    Sabe o que que eu acho? Alguém deve estar ganhando dinheiro com este site de trajetos da URBS, e aí tem cheiro de negociata (aliás como tudo da URBS) e não dá pra tirar o site do ar por que se não acaba com a mamata.

    Pode ser que não seja isso mas que tem cheiro tem.

    Já mandei uma mensagem para o 156 e para a URBS para exportarem estes mapas para o Google Maps, no dia 05/07/2012, me responderam simplesmente o seguinte:

    "Prezado Senhor, Em resposta a sua solicitação protocolada na Ouvidoria da URBS sob o nº xxxx, informamos que está sendo desenvolvido um novo aplicativo utilizando os recursos da Google para deslocamento de ônibus do Transporte Coletivo de Curitiba, que atenderá a sua solicitação. Agradecemos o contato e nos colocamos à disposição para eventuais esclarecimentos."

    vamos ver quando que sai né....

    ResponderExcluir
  2. Olá,

    Já existe um sistema que gera itinerários a partir do endereço de origem e destino.

    www.mapway.com.br

    Porem, possui apenas a região sua mapeada, futuramente será mapeado a restante da cidade de Curitiba.

    Abraços

    ResponderExcluir
  3. ola . por favor entre em ctto com o email . raphaelavieiradasilva@gmail.com ...
    preciso do seu contato . temos interesse em fazer uma materia .. e seria de grande ajuda ..

    ResponderExcluir

PARE, PENSE, TOQUE E, SE NECESSÁRIO, COMENTE!
Obs: Haverá MODERAÇÃO do seu comentário!