Pesquisar nesta mnemônica

Translate

Print Friendly Version of this pagePrint Get a PDF version of this webpagePDF

28 de ago de 2015

Conselhos de ÉTICA dos Legislativos: ah se o cidadão participasse desse Recall!!


*André Luiz Aguiar


Conselhode Ética doS LegislativoS: cidadão em maioria 

A conversa aqui é simples: a participação do cidadão em maioria de votos nos Conselhos de Ética e Decoro Parlamentar.

Olhe a situação: você vota e ele te representa no Legislativo durante 4 anos. Ele comete as maiores barbáries no curso do mandato. Você não pode fazer muita coisa. Os Conselhos de Ética acabam atuando mais por conchavos do que por Ética e Decoro. 

Imagine agora que você é integrante-cidadão do Conselho de Ética e que pode votar e que seu voto é contabilizado ao ponto de retirar o mandato daquele cujo voto você deu a sua representatividade!

Isso não soaria mais democrático para você? Seria uma espécie de recall do Legislativo!

Essa ideia não está pronta. Deve ser construída. No período das manifestações de junho de 2013 eu levantei, aqui mesmo no blog, essa pretensão. Mas ainda está em construção. Têm outros pontos a verificar. 

Mas, no frigir dos ovos legislativos, sou favorável à composição nesses Conselhos de uma maioria de cidadãos com direito a voto que possa levar à cassação do mandato.


Ps: Na foto há representantes do povo que não estão muito bem assim na foto! Eduardo Cunha (presidente da Câmara dos Deputados); Renan Calheiros (presidente do Senado); Fernando Collor (senador); Ivo Cassol (senador);  Nelson Justos e Edson Praczyk (deputados estaduais do Paraná).

Eles são apenas exemplos, pois há muitos outros em situação, digamos assim, não muito éticas e decorosas! E eles estão espalhados pelo Brasil! Alguns até participam de Conselhos de Ética! E todos tem o nosso voto!

Será que temos que criar um conselho interno de ética para deliberar sobre como e para quem votamos??!! (pensando alto aqui....) 

*André Luiz Aguiar
BRASILEIRO/Advogado/ 
SONHADOR
OAB-PR 60.581
___________________________________________________________
1) Procuradoria envia ao STF denúncia contra Renan Calheiros

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PARE, PENSE, TOQUE E, SE NECESSÁRIO, COMENTE!
Obs: Haverá MODERAÇÃO do seu comentário!